Saiba porque a maioria das pessoas não se aceitam ou têm medo da autoaceitação

Conheça a jornada da autoaceitação e os impactos que esta consciência causa em sua vida diária, no final do artigo entrego dicas para integração de suas partes para viver uma vida mais feliz.

Saiba porque a maioria das pessoas não se aceitam ou têm medo da autoaceitação

Era uma vez uma Pessoa, ela ganhou quando era bem pequena 2 lobos, um chama Sombra e o outro chama-se Luz. Tem dia que Luz está radiante e outros em que a Sombra toma conta do pedaço com suas traquinagens. Dizem ainda que tem dias que Pessoa se esquece que tem Sombra e outros dias que até esquece de alimentar Luz, mas mesmo assim Luz e Sombra sempre estão ali com a Pessoa e assim ficarão como sua guardiãs até seu último suspiro.

Autoaceitação são como esses 2 lobos mágicos, e ficarão conosco até o final de nossas vidas. Ao contrário que diz a lenda original não vai ganhar quem for mais alimentado, porque a autoaceitação trata-se de reconhecer e aceitar esses 2 lobos até o final de nossos dias, Luz e Sombra são partes nossas e uma negativa ou não alimentar uma das partes, só nos trará sofrimento, dor e doença. Se não cuidarmos de nossa Sombra, alguém irá alimentá-la sem que nós tenhamos consciência disso, e um dia quando estiver com fome, pode ser que ela te derrube com tanta avidez que será difícil levantar, então minha dica é alimente e cuide de Sombra.

Deixe-me explicar como esta Pessoa ganhará esses 2 lobos quando era criança:

-Um dia sem querer a Pessoa pegou o batom de sua Mamãe e passou em seu rosto sem saber o que fazia, logo se reconheceu no espelho, mal sabia ela que ali começara uma grande jornada. Agora Pessoa já se reconhecia no espelho e tomou um susto, quando sua Mamãe pegou o batom de sua mão e a reprendeu ficando muito brava. Pessoa vai acabar com meu batom, não faça isso que vai deixar a Mamãe triste. Um tempo depois Pessoa sem saber o que era a tristeza realmente, ligou o ato de ficar triste com as palmadas que sua Mãe lhe dera e para ela chorar, era ficar triste. Pessoa pegou aquilo como verdade e sempre que via sua Mamãe chorando, ficava triste e assumia toda a culpa, porque era muito importante para  Pessoa que sua Mamãe vivesse feliz e a aceitasse. Por mais que os choros fossem por outras situações, Pessoa, tomava como verdade e ficava mal, mal e mal. Pessoa simplesmente ficava triste e não aceitava a tristeza de sua Mamãe, ela não entendia e não sabia que aquilo não era dela. Apenas sabia que tinha um gosto amargo na boca, coração apertado, às vezes até vontade de morrer para que a Mamãe vivesse feliz,  dizem que até hoje Pessoa sofre sem nem saber o porque, só sente uma dor enorme no coração e uma culpa do tamanho do mundo que ela não sabe de onde vem.

Aceitação passa pelo acolhimento de nossa Criança Ferida, após reconhecer nossos comportamentos atuais, talvez esta seja a mais poderosa “Cura” que podemos ter para manter-se nos trilhos da autoaceitação, imagine quantas fantasias se passavam por nossas cabeças quando somos crianças e que nem sempre são verdades ou simplesmente aumentávamos a situação em mil vezes. Este acolhimento não é se resignar-se, é apenas acolher a aceitar tudo como foi, é abraçar literalmente esta criança e dizer eu sinto muito, eu te amo e agora eu cuido de você e nada de mal vai lhe acontecer. Por mais resolvidos que somos, acredite leitor a sua Criança um dia foi Ferida, pelo Papai, Mamãe, Escola, coleguinhas bullying (que aliás irei dedicar um artigo a este assunto), igreja, social e por aí vai. Aceite sua história, ela não vai mudar por mais dura que tenha sido, acolha sua criança, ao contrário de que você pensa ela não foi embora, assim como sua história ela sempre estará com você.

Após a idade de criança, vêm aquela idade “Rebelde” que seria quando estamos tão focados em ser aceito em um grupo ou alguém, isto é tão importante que por muitas vezes deixamos de aceitar a nossa verdade para ser aceito neste grupo ou por essa pessoa. Começamos a utilizar palavras perigosas como o deveria, queria, ou de vez em quando um comigo é assim é 8 ou é 80. É Nesta idade constantemente experimentamos o sentimento de inadequação que seria quando acreditamos que não encaixamos em nenhum grupo, nenhuma tribo serve pra mim, experimentamos também a cobrança excessiva, a comparação com o outro o tempo todo. De quem será que estamos falando?

Finalmente chegamos a fase adulta e neste momento irei contextualizar de forma prática a autoaceitação e alguns comportamentos que a maioria das pessoas têm e ficam com medo de integrar em seu ser, simplesmente porque pensam que como em uma vida de Facebook ela só precisa ver, sentir e viver o que é bom, bonito e caro.

Antes de falar o que significa aceitação, deixe-me dizer o que não é autoaceitação, resignificação ou conformismo não é autoaceitação, ao contrário do que prega muitos gurus ou cursos, não podemos simplesmente fingir que não existem partes nossas e ir para realização, isso se torna uma caos em sua vida, e acredite eu senti na pele. Também não têm haver com eu sou assim ou tenho este tipo de comportamento e não vou mudar (tipo síndrome de Gabriela, eu nasci assim eu sou mesmo assim).

Autoaceitação é amar-se incondicionalmente, ter compaixão por si ou seja fazer com paixão, respeitar-se e talvez o mais importante integra-se. Imagine um mosaico, mesmo com todas as suas cores e formas, ele tem seu significado e sentido, sabemos quando falta uma peça para ele ficar completo. Aceitar-se é pegar essas peças que estão soltas e formar esta imagem feita de pequenos fragmentos, assim como no mosaico as peças são grandes, pequenas, colorida, sem cor, com relevo, sem relevo e todas formam esta linda Pessoa.

A maioria das pessoas tem medo de aceitar-se, porque é dolorido olhar para algumas peças e aceitar que ela faz parte, dói mais ainda.

Comportamentos que você precisa ficar atenta (o) se deseja integrar essas partes:

Cuidado com o binarismo, pra mim é 8 ou 80, na verdade a vida é vivida dos 9 aos 79.

Preste atenção se tem falado muito a palavra deveria e queria, estas palavras remetem a comparação e ao perfeccionismo, que a não ser no Facebook, na vida real isso não existe, não é possível ter acesso ao resultado sem praticar a vida, então não deveria nada. Tem gente que vive dizendo, nossa eu queria ter nascido com a inteligência de x, y, z, mas não nasceu e nada vai mudar este fato e está tudo bem.

Se você tem uma culpa de estimação é bom verificar isso, pode ser com um terapeuta ou psicólogo, se anda se sentindo muito culpado é um sinal de aviso. No exemplo que utilizei no início do texto, pode ser que a responsabilidade não seja sua e vai por mim é muito melhor substituir culpa por responsabilidade.

Se você anda se odiando por não acertar, é possível que seu grau de perfeccionismo esteja muito acentuado e perfeccionismo em excesso causam dores de estômagos terríveis que ninguém sabe de onde vêm, além disso traz uma necessidade de se adequar a grupos ou pessoas e infelizmente terá que utilizar máscaras para viver neste ambiente, será possível uma vida assim?

Não é minha intenção esgotar o tema e sim abrir sua mente para que entenda a autoaceitação como uma consciência e é preciso olhar com carinho para ela. Quando estamos com nosso mosaico desfragmentado conscientemente ou inconscientemente excluindo uma parte nossa, na prática isto significa que esta parte ficará solta até ser olhada e incluída novamente em nossa vida, pode ser que ela te cause uma doença, como crises de ansiedade ou síndrome do pânico ou até mesmo doenças físicas, até ser integrada e acolhida em seu ser.

Olhar para autoaceitação é um ato de coragem, e como todo ato de coragem ao final da jornada, você estará mais apta (o) a viver feliz e plena (o) e garanto uma vida mais saudável emocionalmente, talvez fisicamente. Um dos maiores impactos será parar de uma vez por todas com as expetativas irreais em seus relacionamentos, dos acontecimentos de sua vida em um modo geral, vai viver no mundo como ele é e não como você gostaria que fosse e orgulha-se de ser Você.

Sobre o autor | Website

Fábio André, adora falar sobre Relacionamentos, Constelações Sistêmicas e Multiplicação do Dinheiro.

Se inscreva em minha "Lista VIP" e tenha acesso ao conteúdo primeiro

100% livre de spam.